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segunda-feira, 11 de agosto de 2014

A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO E SUA APLICABILIDADE NA DISCIPLINA DE INGLÊS

AUTORES: Daniel Baldessar; Elisete Zonta da Silva; Giani Feliciano; Victor Romagna.

 RESUMO
            A escola é uma das instituições que passou e passa por transformações com o surgimento do computador. Atualmente grande parte delas possuem computadores de uso administrativo e pedagógico disponíveis para professores, funcionários e alunos. Geralmente, as salas informatizadas estão disponíveis para uso tanto no horário da aula quanto no contraturno, podendo o aluno realizar pesquisas ou atuar de acordo com o planejamento curricular de cada professor. Assim, pretende-se neste artigo iniciar uma reflexão com o objetivo de avaliar as atitudes, percepções e motivações dos professores de inglês quanto ao uso da tecnologia digital no processo de ensino-aprendizagem no que tange a aplicabilidade pedagógica do computador e recursos disponíveis na internet com os alunos do ensino fundamental. Para o levantamento de dados foi aplicado um questionário aos professores da disciplina de inglês do ensino fundamental anos finais da rede pública estadual. O mesmo foi elaborado com 07 (sete) questões de múltipla escolha sendo que o professor poderia escrever uma nova alternativa se assim fosse pertinente. Ao total foram aplicados com 12 (doze) professores de inglês que atuam no ensino fundamental em diferentes escolas.  A base teórica para as reflexões propostas foi o pesquisador Howard Gardner e a sua teoria das Inteligências Múltiplas, onde o autor sugere que os alunos sejam considerados como únicos e que é fundamental que o professor descubra seus pontos fortes e aqueles que precisam ser reforçados, mostrando-lhe novos caminhos para a construção do seu conhecimento e para o desenvolvimento de suas habilidades. Os resultados puderam evidenciar que a politica educacional referente ao uso de tecnologia está na direção correta ao procurar incluir o uso de recursos digitais no ambiente escolar.  No entanto é possível constatar que a estrutura e suporte devem ser aperfeiçoados, possibilitando número suficiente de computadores nas escolas, internet adequada a quantidade de equipamentos conectados, suporte técnico adequado e formação constante aos professores. O uso da tecnologia no processo de ensino aprendizagem, ainda precisa romper limites. O professor, ainda que não domine completamente o uso das novas tecnologias, se mostra instigado a utilizá-la ousando, inovando e tornando cada vez mais confiante em incluir a informática e seus recursos digitais nas atividades de aprendizagem.

Palavras-chave: escola, internet, inglês, ambiente digital, inteligências múltiplas.

 REFERÊNCIAS

BARROS, Jussara de. Inteligências múltiplas – novo conceito em educação. Canal do Educador Disponível em: <http://educador.brasilescola.com/orientacoes/inteligencias-multiplasnovo-conceitoeducacao.htm>. Acesso em: 25 de junho de 2014. 

FERRARI, Marcio. Howard Gardner. Educar para crescer. Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/howard-gardner-307909.shtml> Acesso em: 22 de junho d3 2014.



GARDNER. Howard. Fronteiras do Pensamento. Conferência: Educação no Séc. XXI. 17 de agosto de 2009 - Porto Alegre. Disponível em:<http://www.fronteirasdopensamento.com.br/conferencistas/?5,51>. Acesso em: 18 de junho de 2014.



GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: a Teoria na Prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995, 214p.



GARDNER, Howard. Inteligência: um conceito reformulado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.



JOLY, Maria Cristina Azevedo (org.). A Tecnologia no ensino: Implicações para a Aprendizagem. 1. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.



MEC/SEED. Programa Nacional de Informática na Educação: diretrizes. Julho, 1997. Disponível em < www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/proinfo_diretrizes1.pdf> Acesso em: 22 de junho de 2014.



PAIS, LUIZ CARLOS. Educação Escolar e as Tecnologias da Informática. 1 ed. Belo Horizonte: Autentica, 2005. 168p.





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